20 agosto 2004

Fahrenheit 11 de Setembro

(Fahrenheit 9/11) EUA/2004
Acredito que quase todas pessoas interessadas em assuntos gerais, no mínimo tenham ouvido falar do filme que arrasou em Cannes, durante o mais badalado e mais famoso festival de cinema homônimo. Filme este que promete tentar liqüidar com as chances de George W. Bush reeleger-se para presidente nos Estados Unidos. Provavelmente também seja sabido que o diretor do longa, Michael Moore, seja um sujeito ácido e extremamente tendencioso para mostrar seu ponto-de-vista.
Creio que a grande notícia em relação ao filme é que ele realmente consegue ser um bom filme. Faz sua crítica com eficácia e diversão. A edição do longa é bastante ágil, consegue não ser atordoante, como nesses tempos de diretores "made in MTV". A música é excelente coadjuvante, aliás ela se faz presente quando tem que ser notada. E o roteiro, apesar de perder algum fôlego no final e se tornar um pouco cansativo, não prejudica a performance final do filme.
Indico a todos. Assista sem preconceito e tente filtrar as informações, pq afinal de contas, como diria um velho ditado - "o papel aceita tudo". Parafraseando: o cinema aceita tudo.


Dica: Para quem gostou deste e não assistiu Tiros em Columbine, assista!!!