25 outubro 2004

Eu, Robô

(I, Robot) EUA, 2004
Confesso que não existe coisa pior numa estória de ficção científica que um filme mal feito ou um que não empolga. Tá certo que Eu, Robô não se enquadra no primeiro quesito, pois a produção usou e abusou de efeitos digitais, especiais e de som. O problema está na trama que não consegue empolgar, talvez pela forma que foi conduzida, ou por ser fraca mesma. Sei que o filme se baseou num conto de Isaac Asimov, mas confesso que nunca o li.
Acho que muitas das estórias de Philip K. Dick, Isaac Asimov e outras assumidades do gênero ficção perdem muito da força ao serem transpostas para a tela. Algumas funcionam bem, como Blade Runner, só para citar meu preferido, mas a grande maioria se transforma e apenas mais um filme de ação...
O diretor Alex Proyas (O Corvo) bem que se esforça, mas o excesso de efeitos, a canastrice de Will Smith e o roteiro não me deixam mais muita esperança no gênero....Que venha o golpe final com Star Wars Episódio III!!!