26 outubro 2004

Evil - Raízes do Mal

(Ondskam) Suécia, 2003
Não me perguntem de onde os tradutores nacionais arranjaram este complemento de título, pois não poderia ser mais infeliz. Se eu não soubesse que era um filme indicado ao Oscar 2004 de melhor filme estrangeiro, eu provavelmente não o teria pego para assistir. Tá admito que o fato de saber também se tratar de uma película sueca ajuda bastante, pois os países do norte europeu, apesar da pequena quantidade que nos chega, geralmente fazem filmes que me agradam. Acho que o simples prazer de escutar uma língua diferente das "normais" já traz um entretenimento, no mímino, diferente.
O filme não trata de nenhum assunto que já não tenha sido abordado, o caso do jovem, nos anos 50, que por maus tratos dentro de sua própria família, sai distribuindo porrada em seus colegas de classe, fazendo com isso, que seja expulso de sua escola e levado a um internato ultra-rigoroso e cheio de regras. Neste lugar, devendo se afastar dos problemas para poder passar de ano, acaba se deparando com situações complexas de relacionamento que conduzem o filme. Boa pedida.