04 outubro 2004

Pelé Eterno

Brasil, 2004
Durante toda minha vida ouvi falar de Pelé, mas com uma devida distância por não ter tido a possibilidade de ver seus jogos e jogadas, com a exceção de alguns gols pela seleção que passam exaustivamente em tempos de copa do mundo. Sou de uma geração pós 70 que o melhor que pude presenciar foi Diego Maradona (aquele que adora uma carreira). Na verdade, acho que sempre acalentei um desejo de poder estar presente em um jogo de Pelé em sua maturidade futebolística.
Por isso, preparei-me como um sultão com tudo que tinha direito para assistir ao Rei. Refrigerante, balas, e bem acompanhado do meu travesseiro. Optei por fazer sozinho o meu debut.
Eis que o que vi não poderia ter sido de qualidade melhor. Desde a escolha de imagens, pois são quase 400 gols e jogadas magníficas, de arrepiar, entrevistas, fotografias e brilho, muito brilho.
Agora posso dizer que vi o Rei jogar e posso também dizer que é Rei porque não existiu ninguém que passasse perto de sua inteligência, de sua classe, de sua maestria. Pelé é Deus, ou o mais próximo que eu possa imaginar disso. Com certeza a melhor overdose que tomei este ano!

O diretor Anibal Massaini Neto juntou imagens de todo o mundo, numa pesquisa que durou mais de 5 anos. O resultado é um documentário irretocável, com jeito de quero mais. Uma película que, com certeza, dignificará a obra do Rei para as futuras gerações.
A minha dica? Mesmo que você não seja um amante, veja, e se for, compre, pois vale muito à pena.