29 março 2005

Chamas da Vingança

(Man on Fire) EUA, 2004
Tony Scott (Amor à Queima-Roupa, Inimigo de Estado, Top Gun) sempre foi um diretor "estiloso". Vindo da publicidade, se acostumou a dirigir filmes de ação recheados de efeitos especiais e com edição de imagens vertiginosa.
Desta vez não foi diferente, porém a fórmula sempre utilizada para mascarar roteiros fracos não conseguiu resultado satisfatório, pois a trama batida do cara que se vinga, estilo Desejo de Matar (aqueles do Charles Bronson), não convence.
Para piorar, o filme é pretensioso, longo...não acaba nunca, as mortes são exageradas, assim como a atuação de Denzel Washington (Dia de Treinamento e Tempos de Glória, só para citar os Oscarizados) no papel de Creasy, um guarda-costas alcóolatra. Para completar, duro mesmo é ter que aguentar o pseudo cantor e cover de ator Marc Anthony (atual marido da J-Lo...humpf...podia ser diferente?), dando uma de gostoso no papel do patrão de Denzel. Nem mesmo o elenco de apoio com Mickey Rourke, Christopher Walken, Giancarlo Giannini, Rachel Ticotin e Dakota Fanning salvam a novela mexicana. Nota 5,5. Veja se tiver coragem ou goste de auto-flagelamento.