25 fevereiro 2005

O Agente da Estação

(The Station Agent) EUA, 2003
Grande vencedor do Júri Popular no Festival de Sundance 2003, O Agente da Estação conta a história de Finbar McBride, um homem silencioso e pacato que deixa a cidade grande para morar em uma estação abandonada no interior dos Estados Unidos, herdada após a morte de seu chefe e amigo.

Tudo que Fin (Peter Dinklage) deseja é paz e tranquilidade para poder exercer aquilo que mais gosta, estudar trens. O problema é que Fin sofre de nanismo, o que faz com que não seja fácil passar facilmente desapercebido por anda.
Em sua nova vida ele rapidamente conhece uma mulher que recém perdeu o filho (Patricia Clarkson) e um cubano que fala pelos cotovelos (Bobby Cannavale), dono de um trailer ao lado da estação abandonada.
São essas relaçoes de amizade que conduzem esta história comum, porém extraordinária, contada com sensibilidade e sem maneirismos.

Viva o cinema independente!!

24 fevereiro 2005

O Aviador

(The Aviator) EUA, 2004
Mais uma vez Martin Scorsese (Taxi Driver, Cassino, Touro Indomável, entre outros) nos presenteia com um filme acima da média.
Ok, tá certo que a película não é sua melhor obra até então, mas o capricho da produção em sua direção de arte, música, fotografia, roteiro e elenco, eleva o filme ao patamar de um dos melhores do ano.
A atuação de Leonardo DiCaprio no papel de Howard Hughes, multi-miliardário norte-americano da perfuração, aviação e produtor-diretor de cinema nas décadas de 30-50, e também famoso por namorar as maiores celebridades de Hollywood na época, tira todas as dúvidas em relação à capacidade do astro. fez por merecer sua indicação a melhor ator do ano no Oscar 2005 (o difícil vai ser ganhar, pois Jamie Foxx no papel de Ray Charles está impagável em "Ray").
Scorsese constrói um filme artesanal. Cada frame tem algo a nos dizer. O enquadramento de câmera é fantástico, nos fazendo sentir bem menos a longa duração do filme, 168 minutos.
Outro deleite é o passeio em cena de vários astros e estrelas de Hollywood. Cate Blanchett, Kate Beckinsale, John C. Reilly, Alec Baldwin, Alan Alda, Ian Holm, entre outros, passeiam pela tela esbanjando talento e deixando outros talentos em participações mais do que especiais - Willem Dafoe, Jude Law, Gwen Stefani, etc - tirarem o fôlego da platéia.
Se você é daqueles que acha que o namorado da übermodel Gisele Bündchen é só caras e bocas, assista e comprove seu talento. Não perca!

03 fevereiro 2005

Tentando engrenar

Já vi que ainda não foi desta vez que consegui engrenar da primeira a quinta no blog. Mal voltei a escrever, e chegou o Carnaval, e com isso mais uma parada, desta vez menor, apenas 10 dias, mas o suficiente para arrefecer de novo a minha vontade de metralhar alguns filmes.
Para não deixá-los vocês, meus leitores ardorosos na mão, decidi fazer em off, o coment de 2 filmes que vi esta semana passada, mas que até então não tinha tido nem tempo, nem tesão para escrever.


O primeiro é "Mar Aberto", película de orçamento baixinho baixinho, que mostra um casal em crise que aproveita para botar a cabeça em dia tirando uns dias de férias no Caribe (ou algo parecido), o que inclui um passeio com direito a mergulho para ver peixinhos dourados, o que nos leva a um filme estilo Hitchcock, com muito suspense, drama e surpresas de tirar o fôlego. Literalmente. Vale assistir, recomendo.

O segundo é "A Vila", nova incursão de M. Night Shyamalan (Sexto Sentido e Sinais) no suspense, onde desta vez ele retrata a vida de algumas famílias que vivem isoladas numa vila, nos arredores de uma floresta recheada de monstros gigantes. O filme é cheio de boas intenções assim como o inferno mas não convence, apesar de uma grande quantidade de estrelas (William Hurt, Joaquin Phoenix, Sigourney Weaver). Com certeza o pior filme do diretor/escritor.

Prometo então assim que retornar deste descanso merecido, inicio meus comentários com "Redentor", ótimo filme nacional de Claudio Torres, com Pedro Cardoso, Miguel Falabella e Fernanda Montenegro. Hasta la vista baby!!!